Morbius é um filme bastante esperado por vários amantes dos super-heróis, anti-heróis e vilões pelo mundo afora. No entanto, pouca gente quis conferir a estreia do longa no cinema.
Por que será que as pessoas estão deixando de ir ao cinema após ouvir e ler críticas que destroem os personagens que eles tanto aguardaram nas telonas?
Será que o filme é tão ruim quanto os entendedores estão dizendo? Ou tá todo mundo muito chato e só quer ganhar likes na Internet falando mal dos outros é só a galera que não sabe apreciar filme de baixo orçamento? Tá cada dia mais difícil encontrar um filme que agrade a todos os fãs, mesmo porque nenhum deles é Homem-Aranha: Sem volta pra casa (e ainda assim tem uns haters hein).
Diante dessa polarização, é importante analisar o que pode ter levado Morbius a enfrentar uma recepção tão fria nos cinemas. Um dos fatores principais é a expectativa gerada em torno do filme.
Quando se trata de produções de super-heróis, o público costuma esperar um padrão elevado, tanto em termos de roteiro quanto de efeitos especiais. Comparado a outros filmes do gênero, Morbius acabou sendo visto como uma produção mediana, o que decepcionou aqueles que esperavam algo no nível dos grandes sucessos da Marvel.
Além disso, as críticas severas logo após a estreia contribuíram para uma imagem negativa do filme.
Em um mundo onde as opiniões nas redes sociais têm um peso significativo, muitos espectadores podem ter decidido não investir seu tempo e dinheiro no filme ao se deparar com tantas avaliações negativas. Isso cria um efeito cascata: quanto mais se fala mal de uma obra, mais ela afasta o público em potencial.
Outro ponto a ser considerado é o desgaste do público com a saturação de filmes de super-heróis. Após anos de lançamentos consecutivos e bombardeio de marketing, é natural que as pessoas fiquem mais seletivas e, em alguns casos, cansadas desse tipo de narrativa. Para Morbius, que é um personagem menos conhecido e com uma trama menos envolvente, essa falta de novidade pode ter contribuído para o desinteresse.
Por fim, a questão da pandemia também não pode ser ignorada. Mesmo com o avanço da vacinação, muitos espectadores ainda preferem a segurança de assistir a filmes em casa, especialmente quando a obra em questão não oferece um motivo forte o suficiente para se arriscar em uma sala de cinema.
Assim, Morbius talvez não seja o pior filme de super-herói já feito, mas certamente é uma vítima das altas expectativas, do contexto atual do cinema e da saturação do gênero. Para quem está disposto a dar uma chance e assistir sem esperar um novo Vingadores, talvez o filme possa surpreender positivamente.
E aí, você assistiu? Concorda? Deixa aí nos comentários pra gente saber!
Nenhum comentário:
Postar um comentário